Resumo sobre Estratégia Organizacional, Ética e responsabilidade social
A estratégia é o padrão ou plano que integra os objetivos globais de uma organização e as políticas e ações em um todo coerente. A medida que o ambiente se torna mais dinâmico, mais necessária é a estratégia, principalmente ao disputar clientes e fornecedores com os demais atores inteligentes. Três escolas passaram a predominar no campo da estratégia organizacional, são elas:
Escola Empreendedora
A escola empreendedora coloca o processo de organização no líder máximo da organização, o presidente. A figura do presidente tem papel fundamental no processo e o processo de formação da estratégia não é coletivo e nem cultural, é do presidente.
Escola do aprendizado
De acordo com essa escola a formação da estratégia é um processo emergente de aprendizagem, tanto individual como coletivo. O papel do líder é de gerenciar o aprendizado e não de preconceber estratégias deliberadas.
Escola de Configuração
Na abordagem de configuração as organizações devem se adaptar e se adequar ao determinado tipo de ambiente em que estão, de acordo com ela as organizações passam continuamente por estados de estabilidade seguidos por estados de ruptura.
Ética e Responsabilidade Social
A ética constitui o conjunto de valores que definem o que é certo ou errado para uma pessoa ou organização. O comportamento ético acontece em uma organização quando ela incentiva os seus membros a se comportarem de forma que sigam tais valores e princípios.
A responsabilidade sócial é um conceito emergente dentro das organizações que busca por meio de ações que protejam e melhorem o bem estar da sociedade atingir também os seus próprios interesses.