Resumo sobre Documentário
Alunas: Ester Fernandes Gomes – Matrícula: 142112018 Luciana Borges Farias – Matrícula: 1421120242 Rejane Tavares Alves Costa – Matrícula: 1411120068
Estudo sobre os Métodos de Estímulo Constante
Trabalho apresentado ao curso de Psicologia do Centro Universitário Instituto de Educação Superior de Brasília - IESB, como requisito parcial de nota da disciplina de Processo Sensoperceptivos ministrada pelo Professor Sérgio Henrique de Souza Alves.
Pode-se definir a percepção como experiências do ambiente as quais dependem de estímulos como, por exemplo, luminosidade e texturas direcionadas ao individuo. Já a sensação se define como a interpretação pessoal do individuo ao processar as informações dadas pelos conjuntos de seus canais sensoriais aos estímulos recebidos pelo ambiente externo, ou seja, nossa percepção pode ir além das decodificações feitas pelo nosso cérebro (Reis & Rodrigues, 2004).
Tanto a percepção como a sensação abrange processos biológicos e psicológicos diferentes que permitem ao ser humano ter um conhecimento sobre a realidade. A explicação da percepção parte do próprio individuo que a vivencia, dando margem à acomodação pela subjetividade do reconhecimento prévio, fato que leva o individuo após varias experimentações a não distinguir mais o estímulo padrão com os variáveis.
Temos como intenção para este trabalho experienciar como ocorre o processo de verificação do método de estímulos constantes direcionados aos próprios componentes do grupo. Baseando-se na teoria desenvolvida por Fechner, em que por repetidas vezes é oferecido ao sujeito estímulo variável entre valores próximos ou igual ao limiar diferencial proposto para testar suas