resumo sobre didatica
A leitura do capítulo 01 – Educação em Saúde e suas Práticas ao longo da História Brasileira - aponta marcações divididas em momentos históricos importantes para a constituição da área, atualmente conhecida como Educação em Saúde. Com base nesses momentos, descreva as características e responda as questões a seguir.
1) A Literatura de Monteiro Lobato e Euclides da Cunha esteve presente nas ações educativas no campo as saúde. Descreva como e por que ocorreu essa intervenção e se resultaram em mudanças nos modos de vida das classes populares.
2) A década de 20 foi marcada pelas ações intervencionistas de Carlos Chagas. Comente o que de significativo ele proporcionou e descreva o que foram e quais objetivos dos Primeiros Centros de Saúde Brasileiros.
3) Sobre o contexto da Educação Sanitária, responda:
a) Qual o papel da Educação?
b) Qual o papel dos educadores sanitários
c) Qual o papel dos professores?
4) Por que a ênfase das ações educativas no campo da saúde foi dada às crianças e adolescentes? Você concorda com esta concepção? Justifique seu posicionamento.
5) A década de 40 foi marcada pelo avanço alcançado devido convênio entre o Governo Americano e o Governo Brasileiro estruturando, assim, o SESP.
a) O que foi o SESP?
b) Quais as mudanças ocorridas nesse cenário?
c) O que significou a mudança de nomenclatura?
6) Pesquise, analise e explique com suas palavras como Paulo Freire defendeu o processo educacional e qual objetivo da educação de acordo com as ideias defendidas por ele?
7) Descreva em que momento a educação proposta por Paulo Freire foi referência para a saúde e de que forma atualmente esta concepção está presente na área da saúde?
8) Sintetize o cenário da Saúde Pública durante o governo militar.
9) Comente o que é, qual o objetivo e como se desenvolve o modelo denominado de Promoção da Saúde.
10) A partir da atual concepção das práticas educacionais no