resumo sobre cultura
De imediato ele relata sobre o condicionamento que a cultura faz na visão de mundo do homem, e começa parafraseando dizendo que homens de culturas diferentes usam lentes diversas, e consequentemente desencontram a visão das coisas, ou seja, um mesmo cenário é visto, analisado, valorizado de maneira diferente, dependendo da visão de cada observador.
Como consequência, a nossa herança cultural desenvolvida através de inúmeras gerações, nos condiciona a aceitar com naturalidade os padrões de nossa comunidade, considerando-o como mais correto e por isto depreciando o comportamento desviante, tornando-nos, portanto um ser etnocêntrico. Tendo como base inúmeros exemplos de diferentes comportamentos sociais que interferem nas satisfações das necessidades fisiológicas básicas, como podemos destacar os padrões determinados em diferentes povos para o riso, comportamentos a mesa, e considerações sobre homossexualismo e prostituição.
A cultura também interfere e condiciona outros aspectos biológicos, decidindo até mesmo sobre a vida ou a morte dos indivíduos de determinada comunidade, através de reações apáticas ao etnocentrismo. Quando por exemplo há o abandono das crenças e a perca da motivação que uni e mantem os povos vivos presente em dramas de nossa própria história. Como o relato dos negros africanos que foram retirados do seu continente de maneira violenta, e inseridos em um lugar estranho para eles, com costumes e línguas diferentes, tiravam a motivação para continuarem a viver, e não suportando mais a saudade do seu lugar de origem e apático ao ambiente no qual estavam sendo obrigados a viverem, respondiam a tudo isso praticando suicídio, ou banzo.
Apesar do individuo está inserido na cultura de sua comunidade, ele participa dela de maneira diferenciada, pois há limitações na participação de cada indivíduo em sua cultura.
Em algumas