Resumo sobre cultura x sociedade
Os seres humanos são muito diferentes. Variam na cor da pele, na cor dos olhos, do cabelo, entre outros aspetos físicos. Diferem-se também no que diz respeito a crenças, valores e à forma como se organizam em sociedade. Cada povo, nação ou tribo dissipada pelo planeta possui características próprias e a soma delas forma a cultura de cada povo.
Assim, a cultura pode ser entendida como o conjunto de valores, normas e bens materiais criados por um determinado grupo de pessoas. Ela refere-se ao modo de vida de uma determinada sociedade e isso engloba a língua falada, as crenças, os costumes, a religião, a ciência, enfim, todas as esferas da atividade humana. É evidente que, como seres humanos, independentemente do contexto cultural, temos certos padrões em comum, aplicáveis a quaisquer situações. Por outro lado, há diferenças significativas que trazemos conosco que afetam nossas atitudes e procedimentos.
O mundo, hoje, encontra-se em meio de intensas transformações. Falamos em união, integração econômica e cultural, superação de fronteiras com a criação de grandes blocos de tendência hegemônica, como União Europeia, Mercosul e outros. O mundo se globaliza, a cultura se mundializa, os mercados se unificam. Grupos diversos se deslocam no tempo e no espaço e, no entanto, em diferentes espaços e latitudes, as particularidades se reafirmam, diferentes povos, grupos, regiões e culturas reivindicam um lugar próprio e singular, fazendo de nosso tempo um tempo aparentemente paranoico. É nessa paranoia que o debate das diferenças se coloca, ganhando presença e significado. O debate é novo? Pode-se afirmar que não. Desde sempre a questão da diversidade e do contato cultural esteve presente na humanidade e, agora, coloca-se de modo intenso nas sociedades