Resumo sobre Comercio Internacional
Interdependência Econômica
A globalização trouxe como consequência uma maior interação entre as nações de diversas formas, inclusive economicamente. Com a especialização de produção dos países, a economia mundial se divide e como consequência torna o comércio internacional interdependente. No intuito de equilibrar e promover a ação de todas as nações, a interdependência mundial econômica trás a participação de diferentes países entre trocas de produtos e serviços (exportação e importação). Movimentado a economia.
Divisão de produção
A divisão de produção para cada país engloba muitas justificativas. O país pode estar encarregado de determinada produção por dispor muito dela em relação à quantidade física do produto, pelo clima ser favorável para a produção, o espaço, a agricultura e etc. Ele pode ter maior avanço tecnológico ou mais mão de obra para produzir.
Vantagem Absoluta X Vantagem Comparativa
Vantagem absoluta: O país que gasta menos tempo, dinheiro e mão de obra para produzir um determinado produto. Portanto, se especializa na produção do mesmo.
Vantagem Comparativa: O país que produz em menos tempo, dinheiro e mão de obra dois produtos, sendo um, especialização de outro país. Porém se especializa em apenas um, porque o tempo, dinheiro e mão de obra gastados nos dois produtos prejudica a produção do melhor.
Ex: Alguns países tem potencial para produzir mais coisas e não depender de algumas importações. Por exemplo, o país A, que produz carne, importa batata do país B. Porém, o país A produz mais batata em menos tempo que o país B. Então por que ele importa do país B? Essa pergunta pode ser facilmente respondida. O país A, quando produz a batata, deixa de produzir uma maior quantidade de carne. O tempo, a mão de obra, e o dinheiro usado para produzir a batata diminuem a produção de carne. É mais fácil