Resumo sobre benefícios na empresa
O comportamento humano é motivado pelo desejo de atingir algum objetivo e estes é que impulsionam e mantêm o comportamento dos indivíduos, ou seja, são as molas da ação, e se justificam pelas necessidades. A monografia em questão propôs investigar se os programas de benefícios de uma organização são ferramentas de apoio para reter seus colaboradores. Para atingir os objetivos do trabalho, analisou-se o índice médio dos últimos dois anos de turn-over da organização; demonstrou os tipos de benefícios oferecidos pelas organizações e correlacionou com os fatores que elevam o nível de satisfação e produtividade de um colaborador com os programas de benefícios. Os resultados obtidos na prática constatam que, as necessidades fisiológicas e de seguranças, estão mais presentes no repertório de demandas dos funcionários da organização pesquisada. Vê-se então que os benefícios que atendem tais necessidades nessa organização em particular são os que mais influenciam na permanência do colaborador. E que outras necessidades que não a fisiológicas e de seguranças, como as necessidades sociais, de auto-estima e auto-realização são as necessidades atuais dos funcionários dessa empresa.
10
INTRODUÇÃO
Atualmente o valor da organização não é medido em termos de seu patrimônio físico; seja ele constituído de dinheiro, prédios, máquinas, terras ou outros mais. Uma empresa vale tanto quanto pela capacidade e reunião dos talentos humanos tanto quanto tecnologia das máquinas.
O desejo de um estudo mais aprofundado sobre as pessoas como parceiras da organização exige que se faça uma retrospectiva sobre as origens, o modo como se deu o processo histórico da valorização das pessoas dentro das organizações.
Dentro desta perspectiva, é mister conhecer as três eras ao longo do século XX – industrialização clássica e neoclássica e a era da informação. A área de RH passou por três fases distintas: relações industriais, recursos humanos e gestão com pessoas. Cada abordagem se