Resumo sobre banco central
O banco central é uma autarquia vinculada ao ministério da fazenda e é responsável por assegurar o poder da compra da moeda nacional. Ele é a entidade criada para atuar como órgão executivo central do sistema financeiro. O BACEM é responsável pela execução e o controle das políticas monetárias, cambial, relações financeiras com o exterior, disciplina e fiscalização do sistema financeiro nacional. Cabe o banco central a administração das reservas internacionais. A constituição federal de 1988 estabeleceu dispositivos importantes para a atuação do banco central e forma destacada a competência da união para emitir moeda e a aprovação pelo senado federal. O bacem possui funções adicionais como a administração de reservas internacionais do pais e é o banco do tesouro nacional que mantém a chamada de conta única, e é proibido de conceder empréstimos ao tesouro nacional.
Controle da inflação
A partir de 1999 o banco central passou a seguir regime de metas para a inflação. A decisão do comitê de política monetária tem como objetivo de cumprir metas estabelecidas pelo conselho monetário nacional. O Copom define a meta para a taxa básica de juros.
Sistema de pagamento brasileiro- spb
Spb é um conjunto de regras e operações integrado que por meio eletrônico dão suporte a movimentação financeira, entre os agentes econômicos do mercado brasileiro, tanto moeda local ou estrangeira visando proteção e quebra em cadeia de instituições financeiras. São utilizadas as mais avançadas tecnologias para acompanhar o fluxo do pagamento nacional, ou seja, incita turbulências que dificultam o funcionamento do sistema financeiro e reduz riscos de transações para aqueles que recebem pagamentos. A transferência eletrônica disponível que o cidadão tem a possibilidade de transferir recurso da sua conta corrente para a conta de outra pessoa e de qualquer localidade do para todo o pais. O colume de recursos que circula no spb é grande que cada dois meses equivale