Resumo Sistema Endocrino Para Entregar
O Sistema Endócrino é o conjunto de glândulas responsáveis pela produção dos hormônios que são lançados no sangue e percorrem o corpo até chegar aos órgãos-alvo sobre os quais atuam. Junto com o sistema nervoso, o sistema endócrino coordena todas as funções do nosso corpo. O hipotálamo (1) grupo de células nervosas localizadas na base do encéfalo, faz a integração entre esses dois sistemas. As glândulas endócrinas, (de secreção interna) secretam substâncias dentro do corpo (no sangue) , liberam os produtos secretados diretamente na corrente sanguínea que são transportados para as outras células do organismo, regulando suas necessidades.
As exócrinas, (de secreção externa) secretam substâncias para fora do corpo, como a lágrima e o suor (as glândulas salivares e as sudoríparas), possuem dutos que liberam o produto secretado para fora do corpo.
Também existem as que exercem as duas funções mistas, endócrina e exócrina secretam para dentro e depois para fora.
Os hormônios agem especificamente sobre a atividade de determinadas células, órgãos ou sistemas e desempenham a função de controlar processos do organismo como o crescimento, o metabolismo, a reprodução, circulação sanguínea, respiração e manutenção térmica do corpo. Atuam em pequenas concentrações, oferecem resposta a estímulos e podem ter ação inibidora ou excitadora. Geralmente apresentam vida média curta. Quanto à natureza química, são classificados em três grupos:
1. Proteínas: hormônios produzidos pela hipófise (hormônios de crescimento, TSH, FSH, prolactina, LH), paratireoides (PTH) e pâncreas (insulina e glucagon).
2. Derivados fenólicos: hormônios produzidos pela medula, pela suprarrenal (adrenalina, cortisol) e pela tireoide (T3, T4).
3. Esteroides: hormônios do córtex, da suprarrenal e das gônadas.
As funções desempenhadas pelos hormônios podem ser agrupadas em:
Metabólicas: controlam a velocidade das reações químicas celulares.
Morfogenéticas: regulam o crescimento e o