Resumo sistema cardiovascular
Fisiologia M3
William Harvey calculou e provou que o peso referente a quantidade de sangue que o coração bombeia em 1 hora é maior que o peso do próprio corpo.
Debito cardíaco: 5L/ minuto corpo em repouso, mais pode aumentar para 10 ou 20 dependendo da atividade física.
William acreditava que o sangue era impossível ser queimado nos tecidos, e sim que ali havia uma circulação.
Sistema cardiovascular ou circulatório: é uma vasta rede de tubos de vários calibres, que põe em comunicação todas as partes do corpo. Dentro desses tubos, circula o sangue, impulsionado pelas contrações rítmicas do coração (bombeamento).
Tendo como função: coloca em contato todas as áreas do organismo fazendo a NUTRIÇÃO.
OBS: o deslocamento de sangue para um local ocorre pelas diferenças de pressão.
Líquido de baixa pressão para as de maior pressão (contrações rítmicas).
Contração ventricular ou SISTOLE: ocorre o esvaziamento dos ventrículos, pressão aumentada devido a diminuição do tamanho. Pressão do coração maior que a dos vasos.
Relaxamento ventricular ou DIASTOLE: ventrículos recebem sangue dos átrios, enchimento dos ventrículos e relaxamento das câmaras cardíacas. A pressão cai devido a volta do sangue para o coração.
1) Pressão, resistência e fluxo
Os movimentos de contração ou sístole do coração impulsionam o sangue venoso do ventrículo direito aos pulmões, num circuito conhecido como PEQUENA CIRCULAÇÃO, OU CIRCULAÇÃO PULMONAR, e também ejetam sangue do ventrículo esquerdo à artéria aorta a partir da qual o sangue é distribuído a todo o organismo.
Os movimentos de relaxamento ou diástole cardíaca proporcionam o aumento do volume do coração quando este se enche de sangue, proveniente dos átrios.
Considerar uma pressão sistólica normal no valor de 120mmHg e a diastólica 80mmHg, a hipertensão é caracterizada por um valor sistólico igual a 140 mmHg e a diastólica igual ou superior a 90mmHg.
As diferenças de pressão sanguínea fazem