Resumo Sicko
RELATÓRIO SOBRE O FILME SICKO S.O.S SAÚDE.
Curso: Técnico em Enfermagem
Disciplina: Saúde coletiva
Professora: Ivia
Alunos: Filipi, Zoraia, Almira.
Quando pensamos em sistema único de saúde, logo muitos usam o lado critico para argumentar sobre o assunto, porém não conhecemos de fato a realidade de outros países quanto à saúde, o documentário compara os sistemas de saúdes de alguns países (EUA, Canada, Inglaterra, França, e Cuba).
A realidade muda quando falamos de saúde nos EUA onde não há um sistema único de saúde pública, o que predomina são os vários planos de saúde, que tem como único objetivo o lucro das companhias e do próprio governo. Planos que grande parte da população não tem condições de pagar e, os que são conveniados têm sérias dificuldades para utilizar os seus benefícios quando este põe em risco o rendimento da companhia. Também há dificuldade para possuir um plano de saúde, já que é necessário se enquadrar em um determinado perfil, no qual são listadas a faixa etária, peso, sexo e como já não bastasse tudo isso, o indivíduo ainda não pode possuir nenhum tipo de doença, o que soa irônico por se tratar de um plano de saúde.
No Canadá, num hospital com uma sala de espera cheia, o máximo que um paciente demorou em ser atendido foi 45 minutos, algo inimaginável para muitas pessoas de outros países. Também, todo o atendimento e tratamento são de graça e eficientes. Quando se fala em plano de saúde com um canadense no filme, eles riem e dizem não saber o que é isso, o que seria o ideal para todos os países do mundo.
Na Inglaterra há um sistema de saúde muito eficaz, no qual todo o atendimento é de graça; é como o SUS, só que é realmente funcional, os hospitais e equipamentos são novos, não há fila de espera longa e os medicamentos que precisarem ser comprados, são adquiridos no próprio hospital por um preço muito acessível. Além disso, se o paciente não tver como ir embora, há um “caixa” que dá