Resumo SI
Acadêmicas: Luana Kaíla Miiller Oliveira e Vanessa Benedet Martins
Atualmente existem muitas empresas no mercado de trabalho. E para se destacarem, elas precisam de um sistema que seja capaz de auxiliar e até incrementar no resultado, sendo assim um diferencial na empresa. O sistema ERP foi desenvolvido para as empresas de grande porte, mas com a grande propaganda ela acabou se tornando um produto para as medias empresas, isso nos anos 90.
Esse sistema foi desenvolvido como ferramenta para a gestão empresarial amplamente reconhecida, mas que necessite de um investimento um pouco alto no inicio. A autora Corrêa, comenta que esse sistema tem vários departamentos, sendo bem abrangente, como a contabilidade, comercial, recursos humanos e assim atende a todos e auxilia na tomada de decisão. Sendo uma base única de dados. Pois procuram ser completos em cada atividade, podendo adicionar itens/funções ao sistema separadamente. Esse sistema age especialmente na comunicação interna da empresa, como ele é separado por módulos ele acabada interagindo as áreas com as informações contidas nele, resultando em mais confiabilidade, controle e acesso fácil as informações, sendo um sistema bem profundo.
Para o ERP ser implantado, exige-se pessoas capacitadas e cooperação dos funcionários para total utilidade do sistema, por consequência as vantagens são inúmeras, otimizando e facilitando muito o tempo dos trabalhadores. Porem encontra-se dificuldades para adotar esse sistema. Como são tarefas complexas é difícil customizar na forma que a empresa necessita. Os preços altos também são um empecilho para o EPR, pois englobam treinamentos, capacitações, alterações. Tudo isso até a normalização da empresa. É um grande desafio que gera muitos frutos, com um fator competitivo.
Para a implantação do sistema na empresa é necessário ter um roteiro. Não para dizer qual é a melhor escolha, mas para descrever e acompanhar os passos dessa