resumo semestral sabbath
Escolas da geografia
O estudo Das primeiras escola geográficas
DETERMINISMO GEOGRÁFICO:
Defendido pro Friedrich Ratzel.
Defende que as condições naturais, especialmente as climáticas, e dentro delas a variação de temperatura ao longo das estações do ano.
Acreditavam que estas variações determinavam o desenvolvimento de uma região, interferindo na capacidade de produção gerando maior desenvolvimento.
Ratzel, influenciado pela teoria da evolução de Charles Darwin, acreditava que a luta entre espécies originava basicamente pela posse de terras no caso a luta do ser humano.
Tinha em mente que a teoria do espaço vital estava implantada é realmente ocorriam sendo ela a necessidade de possuir territórios prévios para sustentar produtos relativos à comércio, exploração além de dominação do território.
Acreditava que o meio natural era mais propício ao alto desenvolvimento devido à dificuldade de se viver neste meio, o que necessitaria de uma melhor organização para superar dificuldades do meio.
POSSIIBLISMO GEOGRÁFICO:
Defendido por Paul Vidal La Blache.
Enfatizava que a relação homem e natureza não era dominada pelo meio natural mas que o homem é a principal fonte de desenvolvimento no meio.
Afirmava que o meio deveria ser dominado pelo ser humano, e não o oposto como dito por Ratzel do determinismo geográfico.
Negou várias afirmações do determinismo com expansionismo e qualquer forma determinação da natureza sobre o homem.
Para seus defensores a natureza era considerada como fornecedora de possibilidades para Que a sociedade se modifique assim evoluindo.
MÉTODO REGIONAL:
Defendida por Richard Hartahore(EUA).
Afirma que a finalidade da geografia é o estilo da diferenciação de áreas, destaque para o conceito de região e o conhecimento de suas diversidades.
NOVA GEOGRAFIA:
Representada por Freed Scharfter(EUA).
Privilegiou os modelos quantitativos, que empobreceram o estudo da geografia;
Buscou justificar a expansão