Resumo Sementes + atividades
Semente é o ovulo maduro já fecundado das plantas giminospermas ou angiospermas. É formado por
Tegumento ou casca
Embrião: radícula, caulículo, gêmula e cotiledone
Endosperma (o que envolve)
A semente fertilizada possui um embrião Do qual a planta crescerá com as condições ideais, ele Contem um suprimento de alimentos que originam-se do tecido chamado endosperma.O endosperma possui quantidade rica de óleo ou amido e proteínas.
O embrião da semente divide-se em duas partes RADICÚLA e GÊMULA. A radícula é a primeira parte da semente a emergir durante a germinação e a Gêmula é a parte do embrião que dará origem aas primeiras partes da folha.
Exemplo de semente com endosperma: Feijão, Girassol
Exemplo de semente sem endosperma: todas as coníferas e a maioria das monocotiledôneas.
Nem todas sementes são comestíveis algumas são venenosas e outras chegam a ser utilizadas em produtos como Refrigerante, Sucos artificiais Etc.
A semente mais antiga
A mais antiga semente germinada tinha mais de 2000 anos. Ela foi descoberta
em uma escavação no palácio de Herodes, o Grande, em Massada, Israel e germinou em 2005. Era uma Tamareira.
Grande parte das sementes são comestíveis e muito bem utilizadas pelos seres vivos, como nós seres humanos, que incluímos em nossa dieta sementes importantíssimas como a aveia, o girassol, o trigo, a linhaça, o arroz, entre tantas outras comuns.
São comestíveis pois não tem nenhum tipo de veneno, como outras sementes que tem veneno e são altamente perigosas ao organismo humano, podendo levar a pessoa ao óbito em poucas horas.
A maioria das sementes que são comestíveis pode ser dividida em germinadas ou em tipos de brotos, como o girassol, a lentilha, entre muitas outras, que se encaixam em ambos os tipos.
Lentilha
Entre muitas outras sementes que são típicas de cada país em específico, como é o caso das sementes japonesas, que quase não são encontradas no Brasil.
Eessas sementes cruas, no caso as de