Resumo - SEAD
Texto 21: Educação a distância no Brasil: mudança social e tecnológica
Com o avanço da globalização, a sociedade se sente empurrada rumo à busca pelo conhecimento, de uma forma muito mais intensa que no passado, em que as imposições à essa busca eram mais brandas, e, até mesmo, por falta de políticas de desenvolvimento de melhoria no acesso à informação em todos os níveis da sociedade.
A educação `a distância-EAD surge como uma ferramenta de importância fundamental no papel da disseminação do nconhecimento, principalmente para aos que necessitam e não tem meios para buscá-lo.
O alcance da EAD vai muito além do papel de levar o conhecimento aos mais diversos cantos do país. Ela é a própria democratização do ensino no país, uma vez que proporciona flexibilidade e acessibilidade para aqueles que não possuem meios de cursar um ensino presencial.
Por permitir o contato de diversas culturas, através do ambiente virtual, a EAD promove uma inclusão social muito mais pautada nas diversidades culturais, em relação ao ensino presencial. Nesse ponto, além de diversos outros, a EAD representa uma evolução sem precedentes na história do desenvolvimento da educação no país.
O auxílio da tecnologia tem enorme representação na evololução do ensino à distância, uma vez que os meios de comunicação foram sendo beneficiados com a evolução tecnológica. Hoje a participação do ensino à distância no país deve-se principalmente à evolução tecnológica que atingiu toda a sociedade: a internet. Com a internet, foi possível levar o conhcimento de qualidade, tal qual do ensino presencial, aos mais recônditos cantos do país, tornando o ensino à distância notadamente reconhcido como imprescindível por seu maior alcance em relação ao ensino presencial. O ensino à distância veio como uma improtante ferramenta na transmissão do conhecimento para auxiliar e complementar as formas de ensino onde a presença física se torna um impecílio ao desenvolvimento da educação.
A