Resumo saúde e seus determinantes sociais
E ao logo da história tiveram dirversos estudos , e explicações para o processo saúde /doença como a teoría miasmática ,"Que as donças vinham dos ares ", mas depois tiveram varios avanços nos estudos das (DSS).
E descobriram que as condições econômicas e sociais interferiam sobre a saúde/doença , e que o termo "saúde pública" tinha seu fator na vida política e social.
E obtiveram varios avanços com estudos dos (DSS) com marcos históricos como a primeira escola de saúde pública nos Estados Unidos ,a definição da saúde como um completo bem-estar físico ,mental e social,e não só ausência de doença inserida da constituição da OMS, em 1948,é uma expressão bem ampla da saúde.
A conferência de Alma-ATA , no final dos anos 70, e "Saúde para todos no ano 2000".
Com base nestes estudos e marcos,foi descutido várias possibilidades de intervenções políticas e programas, para combater a desigualdade de saúde feitas pela (DSS).
Esses estudos mostraram que não e a sociedade mais rica que possui o melhor nível de saúde e sim a mais igualitária como no Japão por exemplo.
Dois modelos de procuram mostrar os diversos fatores das (DSS) como o modelo de Dahlgren e Whitehead e o modelo de Diderichsen e Hallqvist, e finalmente foram foram mostrados os objetivos , e atuação das principais atividades da comissão Nacional dos Determinantes Sociais da Saúde criada em março de 2006 , com o proposito de promover estudos dobre as (DSS) e indicar propositos para a igualdade da saúde .