Resumo Saude Mental E Transtorno Mental
Anielly Mariana Rodrigues de Souza1
Resumo “Saúde mental e transtorno mental” (3º cap.)
Entende-se como individuo “mentalmente saudável” aquele que compreende que não é perfeito, entende que não pode ser tudo para todos, vivencia uma vasta gama de emoções, enfrenta desafios e mudanças da vida cotidiana e procura ajuda para lidar com traumas e transições importantes. Logo uma pessoa “não sadia”, tem uma teoria sobre conseqüências que não funciona, mas não consegue mudá-la. O transtorno mental impossibilita atuar dentro de padrões de normalidade aceitos como tais no ambiente de individuo, e isso se tornam perceptível para os demais. Delimitar os conceitos de saúde e doença mental não é fácil, as características dos transtornos, orgânicos ou mentais, transformam-se com o passar do tempo.
Comportamento casual: personalidade
Conceituam personalidade como a “totalidade relativa estável e previsível dos traços emocionais e comportamentais que caracterizam a pessoa na vida cotidiana, sob condições normais”. Estabilidade, contudo, não significa imutabilidade. A personalidade só se manifesta quando a pessoa está se comportando em relação a um ou mais indivíduos. Conforme a situação a qual ocorre, bem como de acordo com propriedades da ação e que é possível considerar que os seres humanos atuam a partir de uma determinada história pessoal, bem como a partir de um contexto, composto por inúmeras variáveis, como o ambiente social, econômico, cultural, político. Em um ambiente sob controle, uma pessoa pode se mostrar dócil, porque na corte de Justiça ou na delegacia não de encontram condições estimuladoras da agressividade; contudo, a mesma pessoa pode se mostrar agressiva em casa, no transito e no trabalho. Muda o ambiente, modifica – se o comportamento.
Características de personalidade Não há personalidade “normal”, as características de personalidade não se manifestam de maneira isolada, elas