Resumo Saber Cuidar
O capítulo “Concretização do Cuidado” se remete a nos lembrar o cuidado que temos que ter com tudo à nossa volta, o cuidado com o planeta em que vivemos, como podemos fazer para preservarmos mais e mais esse lugar em que vivemos, nos lembrando até mesmo o “conceito” de tudo, porque com a vida tão agitada e tão competitiva que levamos hoje em dia acabamos esquecendo do fundamento das coisas.
Nos lembra o quanto é importante cuidar do meio ambiente, até nas coisas mais simples, como reciclar e até mesmo como nos comunicarmos mais com a natureza, a nos questionarmos como viemos parar aqui, porque viemos parar aqui, qual o nosso objetivo com tudo isso, e como podemos fazer para convivermos melhor no mundo em que vivemos, com menos problemas, menos conflitos.
Se remete também a um cuidado muito importante, mas que nem sempre as pessoas incluem em seus cotidianos, que é o cuidado com o próximo. Ele da ênfase a como é importante o diálogo entre as pessoas, como é importante tentar entender quem está do seu lado, como é importante esse contato, essas relações sociais que as pessoas deixam tão de lado hoje em dia. Assim como nossa própria saúde… Como precisamos nos alimentar bem, nos movimentarmos, aprendermos a lidar com as doenças e etc.
E por fim o cuidado com a nossa alma, nosso espírito, o cuidado em nos comunicarmos com nós mesmos, o cuidado com desejar sempre o infinito, internalizar uma compreensão esperançosa da morte, é meditar, é amar.