RESUMO: REVOLUÇAO INDUSTRIAL
Na França e Inglaterra o principal meio de produção era o artesanal, gerando a esses países a manufatura, o qual era onde os artesãos faziam suas tarefas manuais mas eram subordinados ao dono da manufatura. A Inglaterra, por sua vez, foi a pioneira na revolução, pois possuía a zona livre de comércio mais importante na Europa, tinha uma burguesia muito rica e uma boa localização próxima ao mar, facilitando o comercio ultramarinos.
A exploração do trabalho era alta, incluindo de mulheres até crianças, alguns trabalhadores se revoltaram e começaram a sabotar as maquinas, surgindo assim muitos movimentos.
Até mais ou menos o ano de 1860, a Revolução Industrial ficou limitada à Inglaterra. Surgiu também as industrias de tecidos de algodão. Portanto, o apaerfeiçoamento das maquinas a vapor contribuíram para a continuação da revolução.
Após esse ano, outros países começaram a se industrializar, como Rússia, Alemanha e etc. Uma das principais inovações foram a utilização do aço, inovação do motor a explosão, da locomotiva a vapor entre outros.
Os avanços tecnológicos do século XX e XXI, foi considerado como a terceira etapa da revolução industrial, como o computador, o fax e o celular.
A Revolução tornou os métodos de produção mais eficientes. Os produtos passaram a ser produzidos mais rapidamente, barateando o preço e estimulando o consumo. Por outro lado, aumentou também o número de desempregados. As máquinas foram substituindo, aos poucos, a mão-de-obra humana. A poluição ambiental, o aumento da poluição sonora, o êxodo rural e o crescimento desordenado das cidades