Resumo Relações internacionais
Lowpolitics: economia, social, política doméstica.
O objetivo da teoria realista - explicar a realidade como ela é de fato e não como ela deveria ser, explicando as causas e consequências do conflito, sendo resultado da colisão dos interesses nacionais de Estados distintos.
Ciência e conhecimento científico: sistema de adquirir conhecimento baseado no método científico através de experimentos e pesquisa. Real (factual), contingente (veracidade ou falsidade através da experiência), sistemático (sistema de ideias, teorias), verificabilidade, falível, aproximadamente exato. Ciência: sistematização de conhecimentos, conjunto de atitudes e atividades que deseja estudar, conjunto de proposições logicamente correlacionadas sobre fenômenos a estudar. Características: distingue as características comuns, melhora a relação do homem com o mundo, objeto: material (aquilo que se pretende analisar) formal (o enfoque especial de cada uma das ciências que possuem o mesmo objeto material).
Visão científica: aborda o real de forma única. 1)a ciência visa uma realidade 2)visa a objetos para descrever e explicar, não diretamente para agir 3)preocupação constante com os critérios de avaliação.
Estrangeiro: não é inimigo. Ele é muitas vezes tratado como amigo e uma facção pode considerar o estrangeiro como amigo, sendo o inimigo a facção rival. Ele representa a diferença, que pode ter origem na raça, língua ou religião. Dois tipos de estrangeiro 1)bárbaro (anormal, misterioso, desconhecido) 2)conhecido.
Potência: estados que estabelecem as regras do jogo e que dispõem de recursos e são capazes de mobilizá-los para defender tais regras. 1)centralização nos recursos 2)ênfase no sistema. Superpotência: sistema bipolar, responsáveis pelo estabelecimento, em conjunto, do equilíbrio do sistema. Potência hegemônica: aplicado aos EUA com base em sua capacidade para estabelecer as regras do jogo nos terrenos econômico e