Resumo Reflexões a cerca das estruturas psíquicas e a prática do Cyberbullying no contexto escolar
Sistemas de Informação
Bruno Ricardo Rodrigues
Resumo do artigo “Reflexões a cerca das estruturas psíquicas e a prática do Cyberbullying no contexto escolar”
Cascavel
2014
Resumo do artigo “Reflexões a cerca das estruturas psíquicas e a prática do Cyberbullying no contexto da escola”
Este texto resume o artigo “Reflexões a cerca das estruturas psíquicas e a prática do Cyberbullying no contexto da escola” escrito pelos autores Jefferson Cabral Azevedo, Fabiano Aguiar de Miranda e Carlos Henrique Medeiros de Souza no ano de 2012.
O objetivo do artigo resumido é definir o que é bullying e cyberbullying, relacionando esse tipo de violência com os transtornos psíquico e psicológico que um adolescente pode vir a ter caso sofra com isso.
O autor utiliza dos conceitos principalmente dos autores Mason, Li, Nogueira, Freud, Sposito, Souza, dentre outros. Reconhecendo principalmente o bullying e o cyberbullying como formas de violência causando grandes danos psicológicos ao agredido. Mesmo o cyberbullying sendo um tipo recente de violência, tem gerado grandes discussões entre a comunidade, escola e pensadores ao redor do mundo.
Todo o processo de aprendizagem é influenciado pelo trabalho e avanços científicos, consequentemente gerando novas identidades e paradigmas.
Vivemos na era da informação, onde mudanças acontecem rapidamente. Onde temos acesso a informações reais e instantâneas de qualquer parte do mundo, possibilitando mudanças no paradigma social rapidamente, e tornando a informação ultrapassada num curto espaço de dias. Um forte exemplo disso são as redes sociais.
Muitas vezes nos deparamos com comportamento que chocam ou impressionam um grande número de pessoas, como assassinatos em massa em instituições escolares. Entretanto, quem podemos culpar? Quando se passa por situações de frustrações, constrangimentos, agressões, entre outros, podemos pensar em comportamentos agressivos e