Resumo reflexivo do filme "como uma estrela na terra
O filme retrata a emocionante historia de um garoto com dificuldade de aprendizagem, (dislexia) que não consegue desenvolver a pratica da leitura e consequentemente da escrita, mas se expressa muito bem através de pinturas. Rotulado de preguiçoso, indisciplinado, desleixado, entre outras palavras torpes, concomitante ao abandono dos pais, ele inicia um processo depressivo, onde até sua habilidade de expressão artística vai aos poucos sendo por ele reprimida.
Esta apresentação foi útil e relevante dentro do nosso curso (pedagogia), pois nos levou a refletir e conscientizarmos de que das nossas ações e intervenções em sala de aula no processo de alfabetização dependerá o futuro de muitas crianças. Através dessa reflexão podemos entender o grande desafio e responsabilidade que um professor assume em sua docência, pois poderemos lidar com pequenos que precisarão de um “olhar diferente”.
Apesar do enredo do filme se desenvolver na longínqua Índia, sabemos que fatos como este, infelizmente ainda faz parte da realidade do sistema de ensino formal no Brasil, apesar de todo avanços e conquistas da ultima década.
Com relação à atitude do pai de Ishaan no filme, não encontrei nada de muito diferente em relação à reação da maioria dos pais ou responsáveis por alunos. Geralmente quando as crianças não desempenham de forma “satisfatória” as atividades escolares, as primeiras reações dos responsáveis pelos aprendizes geralmente são de: cobranças (de filhos e educadores), comparações a outro filho ou colega de classe, imposições de castigos, palavras pejorativas que somente contribuem para diminuir a autoestima da criança, e até agressões físicas, enfim uma serie de ações que em nada contribuem para solucionar o problema. Se o filme está retratando uma historia real ou não, eu não sei, pode ser apenas jogo de marketing promocional para o filme, e aí caberia uma pesquisa de forma cientifica, mas após assistir ao filme e fazer uma