Resumo Redes Definidas Por Software 1
Resumo sobre Redes Definidas por Software
Herson Flach Nadalon
201040150
Curso de Sistemas de Informação
Santa Maria, RS, Brasil
2014
1. Definição
Redes Definidas por Software (Software Defined Networks, ou SDN) constituem um novo paradigma para o desenvolvimento de pesquisas em redes de computadores que vem ganhando a atenção de grande parte da comunidade acadêmica e da indústria da área.
Muita da atenção até o momento tem sido voltada para o padrão OpenFlow, um dos elementos que tornaram possível esse enfoque. Entretanto, Redes Definidas por Software vão além de
OpenFlow, abrindo novas perspectivas em termos de abstrações, ambientes de controle e aplicações de rede que podem ser desenvolvidas de forma simples e livre das limitações das tecnologias de rede atuais.
2. Divisão do Resumo
Dividiremos esse resumo em duas partes, com uma aborgagem sistêmica da área, com aspectos de teoria e prática. Na parte teórica, discutimos os diversos componentes de um sistema de rede definido por software, incluindo soluções para virtualização dos elementos de rede, sistemas operacionais de rede e novas aplicações, bem como os desafios de pesquisa que esse paradigma ainda precisa enfrentar e os diversos esforços de pesquisa em andamento no Brasil e no mundo. Para ilustrar as novas possibilidades de desenvolvimento que o paradigma oferece, a parte prática foca no sistema operacional de redes POX, desenvolvido especificamente para fins de pesquisa e ensino.
2.1. Aspectos Teóricos
2.1.1. Componentes de um sistema baseado em SDNs
Uma Rede Definida por Software (SDN) é basicamente caracterizada pela existência de um sistema de controle (software) que pode controlar o mecanismo de encaminhamento dos elementos de comutação da rede por uma interface de programação bem definida. A imagem abaixo ilustra essa organização, para uma rede com elementos com e sem fio.
2.1.2. Programação dos Elementos de Rede
Redes Definidas por Software tem a