Resumo rcnei matematica
A matemática é parte integrante de nosso universo desde o nascimento através de noções de espaço.
Fazer matemática é expor idéias escutar os outros, formular e comunicar procedimentos de resolução de problemas, confrontar, argumentar e procurar validar seu ponto de vista, antecipar resultados de experiências não realizadas, aceitar erros, buscar dados que faltam para resolver problemas, entre outras coisas.
Dessa forma as crianças poderão tomar decisões agindo como produtoras de conhecimento.
Pesquisas realizadas sobre a ampliação do desenvolvimento infantil, diz que a criança chega a desenvolver um raciocínio abstrato.
O professor de educação infantil se restringe auxiliar o desenvolvimento infantil por meio de organização de situações de aprendizagem.
Aprender é construir significados e atribuir sentidos, as ações representam momentos importantes da aprendizagem.
Algumas pesquisas psicogenéticas concluíram que o ensino da matemática seria beneficiado por um trabalho que indicasse no desenvolvimento de estruturas do pensamento lógico matemático.
A educação infantil, historicamente configurou-se com o espaço natural do jogo e da brincadeira o que favorece a idéia de que a aprendizagem de conteúdos matemáticos se da prioritariamente por meio destas atividades.
O jogo embora muito importante para as crianças não diz respeito necessariamente á aprendizagem da matemática.
A livre manipulação de peças por si só não garante a aprendizagem, o jogo pode tornar-se uma estratégica didática quando são planejados e orientados pelo adulto visando uma finalidade de aprendizagem, é necessário haver uma intencionalidade educativa o que implica planejamento e previsão, para alcançar os objetivos predeterminados e extrair dos jogos atividades decorrentes na aprendizagem da matemática.
O sistema de numeração, medidas, espaço e formas ect; desenvolvendo sua capacidade de generalizar, analisar, sintetizar, inferir,