Resumo Química Experimental II
Todos os processos que ocorrem em um sistema isolado (onde não ocorre troca de matéria ou de energia com a vizinhança) atingem um estado de equilíbrio. No estado de equilíbrio as propriedades macroscópicas do sistema (pressão, temperatura, volume, coloração, entre outras) permanecem inalteradas com o tempo. Equilíbrios químicos são sempre dinâmicos. Quando se diz que todo sistema atingiu um equilíbrio não quer dizer que toda transformação foi interrompida ou completada. Ao invés disso as reações direta e inversa continuam, e elas ocorrem com velocidades iguais. Quando uma força se atua sobre um sistema em equilíbrio químico, este se desloca no sentido de anular a força aplicada. A concentração a pressão e a temperatura são as forças que atuam sobre os equilíbrios químicos. Quando se aumenta a concentração de um dos componentes do equilíbrio, este se desloca no sentido de consumir o reagente adicionado. Quando se diminui a concentração de um dos componentes do equilíbrio, este se desloca para repor o componente retirado.
Um dos equilíbrios que é mais utilizado para a demonstração é:
FeCl3 + 3NH4SCN Fe(SCN)3 + 3NH4Cl
Porque o Fe(SCN)3 é um sal solúvel de cor vermelha característica. É fácil concluir que, deslocando-se o equilíbrio para a direita, ocorrerá uma intensificação na cor vermelho sangue do meio e vice-versa.
Outro equilíbrio é o que ocorre com os cromatos (soluções amarelas) e os dicromatos (soluções alaranjadas), em solução aquosa. Dissolvendo certa quantidade de dicromato de potássio em água ocorrera a dissolução do sal.
K2Cr2O7 2K+ + Cr2O7 –
1- Em uma proveta de 50ml foi adicionado FeCl3 e NH4SCN ficando uma coloração fortemente avermelhada como vemos a equação abaixo:
FeCl3 + 3NH4SCN Fe(SCN)3 + 3NH4Cl E com a adição de 38ml de água, apenas percebemos a diminuição da intensidade da cor, devido a diluição.
2- Adicionamos 2ml de solução de FeCl3 no tubo 1, que é composto por 10ml