Resumo Psicologia
Ergologia: Estudo do trabalho em profundidade. Análise de todas as variáveis que interage com o fenômeno trabalho. Amplitude da composição de um ciclo produtivo, considerando todas as interfaces de ocorrências lógicas e frequencial na execução de um trabalho.
Ergonomia: O termo ergonomia, conforme observado na NR n°17, é definido como a ciência que estuda a perfeita adaptação das condições de trabalho ao homem.
Profissiografia: Serve para analisar as tarefas que cada um deve desempenhar em cada cargo, propiciando, assim, uma escolha adequada de determinada pessoa para o cargo em questão. Ex: Vendedor precisa ter capacidade de interação e ser comunicativo, entre outros atributos.
Psicotécnico: É um tipo de avaliação psicológica que se realiza, de modo geral, nas indústrias e organizações. Na verdade, trata-se de um processo que pressupõe a utilização de recursos para abordar os dados psicológicos de forma sistemática, através de métodos e técnicas orientados para a resolução do problema (CUNHA, 1993), ou identificação das diferenças individuais. Esse tipo de exame se realiza por meio de entrevista, testes psicológicos, questionário, autobiografia, dinâmica de grupo, etc.
Relações Humanas: É a arte do relacionamento humano, que surge quando dois ou mais indivíduos se encontram. Desta forma, num ambiente de trabalho, em que duas pessoas partilham idéias e tarefas, gera-se um convívio que poderá resultar em cooperação, em atritos, comparações, etc. Há dois tipos de relações humanas: Comunicação interpessoal: é o relacionamento entre pessoas, caracterizada através dos eventos ou acontecimentos que se verificam no lar, na escola, na empresa, na igreja, etc. E a Comunicação intrapessoal: é a comunicação que mantemos conosco mesmo. É o diálogo interior. Exemplos: oração, meditação, etc.
Trabalho em equipe: é quando um grupo ou uma sociedade resolve criar um esforço coletivo para resolver um problema. O trabalho em equipe pode ser descrito como um