Resumo Psicologia De Grupo E An Lise Do Ego
É verdade que a psicologia individual relacionase com o homem tomado
individualmente e explora os caminhos pelos quais ele busca encontrar satisfação para seus impulsos instintuais; contudo, apenas raramente e sob certas condições excepcionais, a psicologia individual se acha em posição de desprezar as relações desse indivíduo com os outros. Algo mais está invariavelmente envolvido na vida mental do indivíduo, como um modelo, um objeto, um auxiliar, um oponente, de maneira que, desde o começo, a psicologia individual, nesse sentido ampliado mas inteiramente justificável das palavras, é, ao mesmo tempo, também psicologia social.
O indivíduo, nas relações com os pais, com os irmãos e irmãs, com a
pessoa amada,etc, cai sob a influência de apenas uma só pessoa ou de um número bastante reduzido de pessoas, cada uma das quais se torna enormemente importante para ele. A psicologia de grupo interessase pelo indivíduo como membro de uma raça, de uma nação, de uma casta, de uma profissão, de uma instituição, ou como parte componente de uma multidão de pessoas que se organizaram em grupo, numa ocasião determinada, para um intuito definido. II – A DESCRIÇÃO DE LE BON DA MENTE GRUPAL
Em vez de partimos de uma definição, é mais proveitoso compreendermos o todo o
seu processos e o faremos por meio de citações da obra merecidamente famosa de Le Bon.
Deixarei que agora Le Bon fale por si próprio. Diz ele: ‘O grupo psicológico é um ser provisório, formado por elementos heterogêneos que por um momento se combinam, exatamente como as células que constituem um corpo vivo, formam, por sua reunião, um novo ser que apresenta características muito diferentes daquelas possuídas por cada uma das células isoladamente.’ (Trad., 1920, 29.)