Resumo provas antigas formação econômica brasileira
Falso ou verdadeiro (justifique a resposta quando falso).
O fato de não encontrar metais preciosos no Brasil no início da colonização facilitou a defesa do território americano nas mãos dos portugueses, pois a produção de cana-de-açúcar era pouco cobiçada pelas outras potências à época. R: Falso – Por não encontrar metais preciosos, Portugal teve dificuldades para defender o território, visto que havia grande quantidade de terras a defender e a colônia, no primeiro momento, não gerava recursos suficientes.
A mineração no Brasil foi a principal responsável pela passagem do centro econômico da região nordeste para o centro-sul brasileiro, principalmente em função da crise da economia açucareira do nordeste. R: Verdadeiro.
As invasões holandesa e francesa na costa brasileira foram as principais responsáveis pela crise das bases da economia colonial no Brasil, contribuindo decisivamente para o processo de independência. R: Falso – Os principais responsáveis pela crise da economia colonial foram o aumento da produção e o crescimento do mercado interno (contestando o pacto colonial), além da busca de novos mercados pelos Estados que iniciaram a Rev. Industrial.
A rápida expansão das exportações de café no Brasil resultou, em boa medida, das condições excepcionalmente favoráveis no que se refere aos recursos necessários para o seu cultivo nas regiões norte e nordeste, sobretudo na Amazônia, marco inicial da produção para o mercado externo. R: Falso – O cultivo do café se deu na região Sudeste.
A industrialização paulista determinou uma clara polarização espacial no Brasil e, conseqüentemente, o acirramento dos desequilíbrios regionais que vinham sendo observados. R: Verdadeiro.
O primeiro governo de Getúlio Vargas (Revolução de 30) marcou o fortalecimento do governo central frente aos governos estaduais, que perderam parcela substancial de sua autonomia, iniciando uma mudança