Resumo Programa o 2
PRINTF
SCANF
ESTRUTURAS DE CONTROLE DE FLUXO
Os comandos de controle de fluxo são a essência de qualquer linguagem, porque governam o fluxo da execução do programa. Podemos dividir em três categorias. A primeira consiste em instruções condicionais if e switch. A segunda são os comandos de controle de loop, o while, o for e o do-while.
IF
Se a condição avaliar em verdadeiro (qualquer valor diferente de 0), o computador executará o comando ou o bloco, porem, se a cláusula else existir, o computador executará o comando ou o bloco que é seu objetivo.
No exemplo são pedidos dois números inteiros, a e b, e depois será impresso o valor a/b somente se b for diferente de zero. Se b for igual a zero, será indicada condição falsa para o comando if, e será executado o comando alternativo (else), sendo impressa a mensagem de erro.
OBS: No exemplo acima havia apenas uma instrução a ser executada após a verificação do comando if, portanto, não era necessário utilizar-se chaves.Caso haja um bloco de dois ou mais comandos a serem executados após o if, este conjunto de instruções deve ser escrito dentro de um bloco que inicia com abre-chaves e finaliza com fecha-chaves.
FOR
O comando for é normalmente utilizado para executar repetidamente um conjunto de comandos por um número pré-determinado de vezes.
O comando for executa a inicialização incondicionalmente e testa a condição. Se a condição for falsa ele não faz mais nada. Se a condição for verdadeira ele executa a instrução ou um bloco de instruções, faz o incremento e volta a testar a condição. Ele fica repetindo estas operações até que a condição seja falsa.
WHILE
Uma maneira possível de executar um laço é utilizando o comando while. Ele permite que o código fique sendo executado numa mesma parte do programa de acordo com uma determinada condição.
• o comando pode ser vazio, simples ou bloco;
• ele é executado desde que a