RESUMO PROCESSO STJ
O conteúdo apresenta como intuito expor e fazer uma apreciação sobre a educação marca com precisão que educação é um direito dos cidadãos, contudo muito polimerizado e interrogado em seus discursos. Além de gerar discussões a propósito da importância da educação na sociedade como um direito de todos os indivíduos, e como ele e repelido na pratica como no caso de Malala Yousafzai, e acarreta que a educação é um instrumento muito importante para que haja uma formação de uma sociedade mais justa democrática e social. Contudo está sempre em destaque, pois é sempre posto em debate. É por meio da educação que vemos um extraordinário procedimento adequado de fazer humanos os seres humanos. Isto constitui que a educação não somente se diferencia como um direito do individuo, todavia é de essencial importância que permaneça implantada na sociedade como um direito de todos e como um componente principal. Esquematizando uma trajetória histórica a autora apresenta os fundamentais atos e acontecimento que legitimaram a educação como direito fundamental do ser humano.
Em 10 de dezembro de 1948, é assegurado pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), que garante, no seu artigo XXVI: “Toda pessoa tem direito à instrução”.
E com isso a instrução será gratuita, nos níveis simples e fundamentais. A instrução elementar será obrigatória. A instrução técnico-profissional consistir em acessibilidade a todos, assim como a instrução significante, esta fundamentada na importância de fazer uma semelhança dentre os tipos de educação, destacando como um direito humano.
A autora também coloca a educação brasileira em destaque no texto, revelando que um dos fundamentais dificuldades causadas pela carência de educação, e que devido a isso tem consequência em uma analogia de preponderância e exploração econômica vivenciada pelos brasileiros, consistir em decorrências dessa ocasião também a problemas sociais diferenciados. Podemos