Resumo problemática do bullying
O objetivo deste artigo é analisar a problemática do Bullying no ambiente escolar, para isso, apresenta inicialmente seu conceito, a descrição dos comportamentos enquadrados, suas classificações, causas e determinantes. Por meio da critica à razão instrumental realizado principalmente por Adorno e Horkheimer, denuncia – se como o conceito de Bullying pertence a uma ciência programática que atende à manutenção da ordem vigente ao invés de colaborar pára a emancipação dos indivíduos. O fenômeno Bullying compreende todas as formas de atitudes agressivas, intencionais e repetidas (de maneira insistente e perturbadora ), que ocorrem sem motivação evidente e de forma velada, sendo adotadas por um ou mais estudantes contra outro(s) dentro de uma relação desigual de poder. Este tipo de violência se manifesta, sutilmente, sob a forma de brincadeiras, apelidos, trotes, gozações e agressões físicas. Por fim apresentar o conceito de como prevenir, como evitar, como resolver, onde encaminhar. Mas pela reconstituição da capacidade de experiência nas diversas relações sociais vividas.
Palavras – Chave: Bullying, comportamento agressivo, vitimização, comportamento pró – social escola. Introdução
Neste estudo iremos abordar um tipo de violência que na literatura é referido como “Bullying”. Pela dificuldade de tradução desta palavra para uma com o mesmo significado na língua portuguesa iremos utilizar o termo original. Para facilitar a compreensão deste conceito podemos designar este fenômeno por “provocação/vitimação” ou “intimidação”, apesar de nos trabalhos de Pereira, Almeida e Valente (1994) ter sido designado como “agressividade/violência.
O Bullying vem ganhando destaque por meios dos estudos acadêmicos especialmente em alguns países. Conforme Almeida, Lisboa e Caurcel (2007), Lopes Neto (2005) e Pizarro e Jiménez (2007) tal violência ocorre através da perseguição e intimidação de um aluno por um ou vários colegas com a intenção clara de provocar-lhe