Resumo Politica Nacional de Atenção Básica
O trabalho a seguir visa explanar o que é a Atenção Básica dentro do Brasil para explicar e compreender o motivo da criação de um determinado projeto nesta sociedade brasileira que se enquadrará nesta Atenção Básica que é de suma importância á população. Veremos o papel social que este projeto apresenta e concluiremos com nossa idéia de sustentabilidade para o projeto em questão.
Política Nacional de Atenção Básica
A Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) foi desenvolvida por um conjunto de atores envolvidos com o desenvolvimento e a consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS), junto aos gestores das três esferas de governo, trabalhadores, usuários e movimentos sociais.
No Brasil, a Atenção Básica é desenvolvida para atuar o mais próximo da vida das pessoas de forma descentralizada, deve ser o principal link entre o usuário e a Rede de Atenção á Saúde. Por isso, é fundamental que ela se oriente pelos princípios da universalidade, da acessibilidade, do vínculo, da continuidade do cuidado, da integralidade da atenção, da responsabilização, da humanização, da equidade e da participação social.
As Unidades Básicas de Saúde (UBS) tem o papel fundamental de garantir á população acesso a uma atenção á saúde de qualidade. O Ministério da Saúde usa de seus investimentos para manter a infraestrutura necessária a este atendimento, algo desafiador, pois o Brasil é o único país do mundo com mais de 100 milhões de habitantes com um sistema de saúde público, universal, integral e gratuito. Essa missão faz parte da estratégia Saúde Mais Perto de Você, que enfrenta os entraves á expansão e ao desenvolvimento da Atenção Básica no País.
Para o ano de 2012 foi previsto um valor maior do que os recursos para o ano de 2010 chegando á mais de 40% pois a nova PNAB modificou o desenho de financiamento federal a Atenção Básica, passando a combinar equidade e qualidade.
Em relação á equidade o valor distribuído por município beneficia o município mais pobre,