RESUMO PLT 202 – páginas 252 a 258 e 268 a 274
O Processo de Negociação em relação a colocação da weltanshauungen (W) – Visão de Mundo das partes envolvidas deve levar em consideração mais do que o respeito aos aspectos legais, é necessário prover-se de flexibilidade para com princípios alheios.
Estes outros aspectos a serem considerados são resumidamente:
Diferenças culturais: como quando se há a necessidade de negociar com pessoas de diferentes países, continentes, religiões, políticas, etc.
Relações pessoais: como quando se há a necessidade de negociar um determinado assunto com pessoas próximas ou no ambiente interno das organizações.
Percepção diferente acerca de algo: como quando há negociação com pessoas de diferentes áreas (cientistas e governo, por exemplo).
Os Workshops (oficinas) foram realizados com o intuito de criar uma percepção compartilhada dos problemas do departamento. Os workshops gerenciais seguiram o mesmo padrão utilizado nos workshops gerais, mas a participação ficou restrita a um pequeno grupo de gerentes seniores do departamento.
Além de aspectos intrínsecos (características de personalidade: crenças, valores, motivações e necessidades internas) e extrínsecos (fatores do ambiente externo: culturais, políticos, econômicos, sociais e legais) que devem ser identificados na weltanshauungen dos envolvidos no processo de negociação para que este se torne efetivo, nota-se também a priorização de saber compartilhá-los, fazendo uso de uma abordagem plenamente sistêmica.
Em conclusão, deve-se avaliar não somente o nível operacional do setor mais também o grupo gestor para, a partir daí, ter o ponto de partida inicial que permite que as “engrenagens” trabalhem juntas, projetando a empresa em frente.