Resumo período Paleolítico e Neolítico
Durante o período Paleolítico, muitos grupos em diferentes estágios de evolução foram formados, alguns deles conseguiram se adaptar, mas outros acabaram sendo extintos. Nesta mesma época nossos ancestrais foram evoluindo de uma forma lenta e complexa, desenvolvendo primeiro os conhecimentos e suas técnicas úteis que criaram para sobreviverem, e aprenderam a dominar o fogo e logo formaram as primeiras crenças e formas de arte.
Neste período a arte já fazia parte de seu cotidiano, eles desenhavam nas rochas das cavernas, desenhos de animais, humanos, rituais religiosos, caçadas, enfim. Essas pinturas são chamadas de rupestres.
A fabricação de ferramentas representou um grande avanço aos seres humanos, e facilitou e ajudou muito nas tarefas de seu dia-a-dia, como para cortar as carnes e vegetais, na caça de grandes animais, cortar o couro para produzir suas vestimentas, etc. Essas ferramentas eram feitas com o que eles encontravam na natureza como pedras, ossos de animais mortos e madeiras.
Foi no período Paleolítico que nossos ancestrais descobriram como produzir o fogo. Acredita-se que antes de dominá-lo eles usavam o fogo que vinha da natureza, causado provavelmente por raios que atingiam as arvores. Com esse descobrimento facilitou e ajudou muito sua sobrevivência e também em sua qualidade de vida, como possibilitou sua iluminação, seu aquecimento, permitiu que os alimentos fossem cozidos ou assados, etc.
Com o desenvolvimento da fabricação de ferramentas e do domínio do fogo permitiu aos nossos ancestrais a saída deles da África para outros continentes. Há