Resumo PCP I
7o EGP – Noturno
08/03/2013
Capítulo X – Administração da Produção
Nigel Slack
Natureza do Planejamento e Controle – é projeto da operação produtiva. O projeto estabelece a forma física e a estrutura da produção. Dentro dos limites impostos pelo projeto, uma operação deve operar continuadamente. Assim, o planejamento e controle preocupa-se em gerenciar as atividades da operação produtiva de modo a satisfazer a demanda dos consumidores.
Toda operação produtiva requer planos e controle, porém algumas operações são mais difíceis de planejar ou controlar em função de suas particularidades.
Os diferentes aspectos do planejamento e controle podem ser vistos como representando a conciliação entre fornecimento e demanda.
O que é planejamento e controle – o planejamento e controle têm como objetivo garantir que a produção ocorra eficazmente e produza produtos e serviços como deve. Para isso, é preciso que os recursos produtivos estejam disponíveis na quantidade, no momento e no nível de qualidade adequados.
Conciliação de fornecimento e demanda – a soma das atividades do projeto estabelece a capacidade do pessoal e das instalações dentro da operação. Na tomada de decisões, os gerentes de produção tentam atingir os objetivos competitivos e estratégicos de qualidade, rapidez, confiabilidade, flexibilidade e custo. O projeto deve estabelecer o potencial de desempenho da operação, que são os limites dentro dos quais a operação pode trabalhar. Os consumidores não são usualmente considerados como indivíduos com necessidades especiais, devendo ser tratados em massa.
Assim temos duas entidades. Por um lado, temos os recursos da operação que têm a capacidade de fornecer ao consumidor, mas aos quais ainda não foram dadas instruções de como fazê-lo. Por outro lado, temos um conjunto de demandas, tanto gerais como específicas, dos consumidores, tanto atuais como potenciais, para os produtos ou serviços da operação. As