Resumo, parte I
As cinco disciplinas discutidas são trabalhadas na primeira parte do livro, e resumindo, cada uma delas será descrita para se ter uma compreensão global delas:
Conhecer e dominar a si mesmo conseguindo concretizar os resultados mais importantes. Existe o comprometimento com o aprendizado próprio. Isso está no tópico Domínio pessoal
Começar a pensar junto e conversar mais, pode ser muito produtivo. Muitas cabeças pensando é mais fácil de chegar a um entendimento. Isso enquadra-se no tópico Aprendizagem em equipe.
Saber ouvir os outros sem preconceitos, detectando nossas falhas no modo de enxergar o mundo, influenciam o modo de ver e agir no mundo com mais liberdade. Isso se destina ao tópico Modelos mentais.
Compartilhar tudo em busca de um objetivo comum, estabelecendo metas, missão e visão. Essa se insere no tópico Visão Compartilhada.
O tópico Pensamento Sistêmico – composto principalmente pela visão geral do negócio e da situação como um todo e não como uma parte individual. O problema deixa de ser de uma pessoa e passa a ser de todos.
O mais interessante nesse primeiro momento é perceber que analisando essas cinco disciplinas, identificamos em empresas, comércios, escolas, enfim, em todos os campos profissionais, as falhas e a omissão em algumas dessas disciplinas e o sempre “procurar por um culpado quando algo não sai conforme o esperado”. Não se busca uma solução, mas primeiramente quem causou, como se isso amenizasse a situação e, para algumas pessoas isso acontece, pois elas não se vêem como parte do problema, já que não o causaram e, acabam se esquivando de buscar a solução que é benefício para o todo.
Muitas empresas, até as bem sucedidas, sofrem com a deficiência da aprendizagem que tem basicamente sete causas a serem resolvidas:
*A idéia de que “eu sou