Resumo Parte 1,2,3 Teoria geral da administração Chiavenato
O sucesso de um administrador vem daquilo que ele é capaz de fazer, e não daquilo que ele realmente é, Katz diz que são necessárias certas habilidades para que um administrador seja bem-sucedido. Essas habilidades são as:
Habilidades técnicas- é envolvido na parte em que é usado especializações e facilidades em executar um trabalho. Também envolvendo o trabalho com as coisas que são físicas, concretas assim como estáticas e inertes. Ou seja, não pode contestar a ação a realizada pelo administrador.
Habilidades Humanas- Relacionamento interpessoal e grupal é a chave para essa habilidade, poder conversar com os seus subordinados, impulsioná-los, motivá-los e coordená-los, para que seja possível resolver problemas internos sejam eles grupais ou pessoais. É importante a coragem para trabalhar com as pessoas e saber como reagir aos desafios.
Habilidades conceituais- É envolvido organizações, e poder trabalhar com idéias e conceitos, teorias e abstrações. Uma vez que o administrador tem conhecimentos conceituais se torna mais fácil para que se possa trabalhar com organizações, unir informações. E saber agir diante mudanças. As habilidades conceituais ajudam no raciocínio para resolver problemas, ter visão de futuro. E essas habilidades devem ser sempre aprimoradas.
Além das habilidades o administrador precisa de certas competências duráveis que são:
Conhecimento- Resume-se em tudo aquilo que o administrador puder adquirir para o seu crescimento profissional. O qual deve ser trabalhado todo o tempo todo , pois novas informações estão sempre aparecendo.
Assim o administrador não se torna ultrapassado. Mas o conhecimento deve ser também compartilhado, para que não se torne um peso para a empresa em que se encontra.
Perspectiva- significa pegar todo o conhecimento adquirido e tornando o em iniciativa. Também trabalhar com criatividade na criação de novos produtos, serviços ou ações pessoais.
A perspectiva faz com que o administrador seja independente em