Resumo Para que Planos de negocios - Sonho Grande
Em 1989, o caixa do Garantia estava transbordando, e Jorge Paulo Lemann não gostava disso, de distribuir renda e acomodar os associados, comprar uma outra o controle de outra empresa era a melhor solução.
Tentou comprar a fabricante de celulose e papel – Aracruz, porém não deu certo.
Lemann estava de olho na cervejaria Brahma, que tinha um grande potencial, mas estava sob a administração errada.
Um investidor, Mario Slerca comprou ações da Brahma e estava prestes a fazer um takeover , Hubert Gregg, presidente da Brahma, pediu ajuda a Amador Aguiar, fundador do Bradesco, no qual era muito influente na Sul America e convenceu a mesma a comprar a parte de Slerca. Tudo parecia resolvido, até quando a Sul America começou a aumentar muito sua fatia na Brahma, Aguiar não gostou disso e mandou a Sul America se desfazer dos papeis imediatamente. Lemann estava por trás de tudo isso e financiou a compra da parte da Sul America. Com o controle de volta a Gregg, é realizada a venda formal da Brahma para o Garantia por 60 milhões de dólares.
Marcel Telles, sócio do Garantia, ficou encarregado de cuidar da Brahma em conjunto com um pequeno time formado por Magim Rodrigues, Carlos Brito e Luiz Claudio Nascimento.
Magim visitava cervejarias pelo mundo a fora, para aprender com os melhores.
A situação da Brahma estava pior do que imaginavam, devendo um valor de 250 milhões dedólares.
Telles agiu rápido, cortou pela metade a aposentadoria dos diretores e em 30 a 40% a dos gerentes.
Os 4 líderes da Brahma, se reuniam semanalmente para discutir o que foi feito na semana, e planejar os passos da próxima.
Os antigos donos da cervejaria não se importavam com gastos supérfluos, compravam frotas de carros luxuosos para a diretoria, a mesma tinha direito a 45 dias de férias, 14º e 15º salário para gerentes e cargos superiores, estava tudo errado. Demitiu 2.500 funcionários, cortou todos os luxos que os gerentes e diretores tinham como