RESUMO PARA PROVA 2 BIMESTRES CO MARLI
ESTRESSE
O ambiente de apreensão, conflito, transtornos da vida das pessoas, mudanças rápidas e inexoráveis e as pressões do trabalho são causas dessas condições de descontrole a que o ser humano está cada vez mais exposto.
O ambiente mais favorável a esse tipo de situação são as organizações. As pessoas expostas são os gerentes, os quais tem a função de definir objetivos e organizar as pessoas, resolver conflitos, tomar decisões, lidar com frustrações e correndo risco de errar.
FATORES DESENCADEADORES DE ESTRESSE
FATORES CONTRIBUÍNTES PARA O ESTRESSE OCUPACIONAL
Muitos fatores podem desencadear o estresse ocupacional, aqui serão listados alguns: Gerenciamento inadequado, Medo de fracassar, Chefia insegura, Conflito entre chefias, Longa jornada de trabalho, Não-participação em decisões, Trabalho com alta concentração mental, Responsabilidade mal delegada, Estresse do “tempo se esgotando, Ambiente, Salário, Trabalho monótono, Bloqueio de carreira, Falta de motivação, entre outros.
Extra> Robbins (2005) destaca três conjuntos de fatores que agem como fontes potenciais ao estresse:
1. Fatores ambientais: as incertezas ambientais acabam influenciando o nível de estresse dos funcionários dentro da organização sendo ela políticas, econômicas e tecnológicas.
2. Fatores organizacionais: existem vários fatores dentro de uma organização que podem levar o funcionário ao estresse, alguns desses fatores estão relacionados às demandas de tarefas, demandas de papéis, demandas interpessoais, estrutura organizacional, liderança organizacional e o estágio de vida de uma organização.
3. Fatores individuais: são os fatores provocados no próprio indivíduo como problemas econômicos, familiares, pessoais, conjugais e também da própria personalidade do indivíduo.
Grupo e Equipe
O conceito de grupo, enquanto mero agregado de indivíduos e o de grupo psicológico correspondente à equipe formada por pessoas que se consideram como integrantes de uma determinada unidade, que se