Resumo para abrir uma empresa
Passo 2 – Consultas: de Imóvel, nome da empresa e sócios:
É importante consultar junto à prefeitura da sua cidade se no imóvel pretendido pode ser utilizado para os fins desejados. Para isso, solicite ao proprietário do imóvel ou a imobiliária, cópia do Habite-se e do carnê do IPTU.
Quanto ao nome da empresa, dirija-se à Junta Comercial e solicite a verificação do nome escolhido. Normalmente, eles pedem para que você dê três opções de nomes para facilitar caso algum deles não esteja disponível. Isso porque por lei, não pode haver empresas de mesmo nome atuando numa determinada região.
Se há sócios, é importante verificar a situação deles para não ter surpresas futuras. Para isso, consulte a Receita Federal Estadual e Municipal e a Junta Comercial
Passo 3 – Registro do Contrato Social:
Após as consultas, deve-se proceder com a confecção do Contrato Social e registrá-lo na Junta Comercial.
Passo 4 – CNPJ e Inscrição Estadual.
O próximo passo é hora de obter o CNPJ junto à Receita Federal.
Algumas empresas são isentas da Inscrição Estadual. Para obter sua inscrição Estadual (IE) ou saber se sua empresa é isenta vá até a Secretaria Estadual da Fazenda do seu estado.
Passo 5 – Inscrição Municipal:
Lembre-se de que toda empresa é obrigada a fazer a Inscrição Municipal na cidade onde será implantada. Essa inscrição é feita na Secretaria da Fazenda do seu município.
Passo 6 – Registro do INSS:
Este registro é obrigatório. Então vá até o Posto da Previdência Social e solicite a sua inscrição na Providência Social.
Passo 7 – Alvará de Funcionamento:
É hora de obter o Alvará de Funcionamento. Este deve ser solicitado na Prefeitura da sua cidade, mediante uma inscrição. Vale lembrar que os procedimentos para a inscrição