Resumo palestra sobre condição portuária no brasil e no mundo. de frederic monie

1015 palavras 5 páginas
Palestra de Frédéric Monié
- “Os portos diante do imperativo da fluidez dos atores da logística mundial: quais os efeitos sobre as cidades portuárias?”

As cidades portuárias estão com seus portos, atualmente, em estágio de desenvolvimento do capitalismo, havendo uma maior especificação das interfaces mar-terra e uma multiplicidade dos atores logísticos, além de escalas de ações diferenciadas e tensões. Isto se deve pelas constantes adaptações que ocorreram nestas cidades para a melhoria da logística de seus desenvolvedores.
Há alguns termos específicos para melhor entendimento do assunto:

. Foreland – caminho percorrido por rotas marítimas é a interface mar.
.Hinterlândia – a área de influência terrestre do corpo portuário é a interface terra.

A cidade portuária é o centro do dispositivo espacial, no qual chamamos de tríptico (cidade portuária, hinterlândia e foreland)

Em uma hinterlândia “o mundo é coordenado pela distância” (Velzt) é um “território zona” (Velzt), sua articulação é dada entre o porto e o horizonte marítimo, atualmente, há uma grande mecanização do espaço: processamentos, comércio e trocas em bolsas de valores, “venda de situação”, poucas pessoas, nem de fato a prostituição que é característica destes lugares, não há muita. A partir de 1970 nota-se um distanciamento dos portos em relações as cidades que lhe originaram, buscando assim a expansão através de outros espaços, pois há navios cada vez maiores que fazem suas rotas pelas economias de escala e navios mais especializados que fazem o transporte de certas matérias primas antes não concebidas pela atividade portuária. Com a globalização vieram novos imperativos da fluidez portuária e novas dinâmicas espaciais, fazendo com o que o espaço global dos fluxos fossem as cidades portuárias principais, tanto nas logísticas de redes mundiais, como também na circulação de cargas; e o transporte marítimo fosse a coluna vertebral da circulação mundial. No Brasil houve uma abertura

Relacionados

  • Livro Responsabilidade Social
    164085 palavras | 657 páginas