Resumo palestra: planejamento e avaliação
O planejamento está presente em nosso dia-a-dia ainda que implícito, entende se que a escola tem um importante papel na formação e no desenvolvimento do homem e, um aliado insubstituível dessa concepção de escola, é o planejamento educacional, pois ele possibilita uma organização metodológica do conteúdo a ser desenvolvido pelos professores em sala de aula.
Quando o professor faz seu planejamento ele deve pensar em cada aluno, e em cada estratégia para ensinar, até mesmo nos imprevisto que podem surgir no decorrer da aula, ele deve também ser programado semanalmente “casando” com a aula anterior. A escola forma hoje o homem inteiro, ou seja, o ser pessoal e o ser social, o mundo moderno requer habilidades e conhecimento que antes não eram necessários, mas que hoje são indispensáveis. Formar o cidadão significa torna-lo apto a compreender a dinâmica da sociedade e o mundo.
Mundo este que muda a cada minuto, a escola e os professores precisa estar preparado acompanhar este ritmo, ou então ela será desinteressante. É através do planejamento que o professor tem equilíbrio e o aluno sente confiança no mesmo, pois quando o professor planeja ele pensa no que não deu certo e procura estratégia para que de certo no futuro. O ato de planejar não é apenas fabricar planos, é um processo ininterrupto e permanente.
Neste contexto envolve também avaliação que nasce através do planejamento, que é outro elemento importantíssimo para o desenvolvimento do aluno, é através da avaliação que o professor desenvolve novas possibilidades, fazendo do erro um processo de aprendizagem, não deve ser usado para punir, julgar ou comparar o aluno, pois este deve ser comparado consigo mesmo, competência x habilidade, instigando a se perguntar: posso fazer melhor?
Nesta concepção se o planejamento e a avaliação caminhar juntos, eles promoverão uma sintonia entre a teoria e a prática, e para que isso