Resumo - Origem e Formacao dos Solos
ORIGEM E FORMAÇÃO DOS SOLOS
- Um pequeno resumo sobre os assuntos:
Rochas matrizes; Intemperismo físico e químico;
Solos residuais, sedimentares e de formação orgânica;
Composição química e mineralógica dos solos;
Forma das partículas; Superfície específica; Estrutura -
Recife
2013
Rochas Matrizes
Todo solo se origina das rochas situadas na zona superficial da litosfera que sofrem desagregação e decomposição sob a ação dos agentes ativos do intemperismo.
A estas rochas damos o nome de rochas matrizes. Ela que dará as características predominantes do solo descendente, pois será a sua matéria-prima, influenciando principalmente na composição mineralógica, resistência mecânica e textura, que poderão se alterar com a ação dos agentes externos. Os solos que não se alteram tanto, isto é, que se mantém mais parecidos com as macroestruturas da rocha original, se chamam solos saprolíticos.
Intemperismo físico e químico
O conjunto de ações externas que influenciam na degradação da rocha e, consequentemente, na formação do solo é chamado de intemperismo ou meteorização. Os agentes do intemperismo podem agir mecanicamente nas partículas, configurando um intemperismo físico, ou podem mudar quimicamente a estrutura dos minerais, caracterizando um intemperismo químico.
Do intemperismo físico, destacam-se aqueles causados pela água (o impacto das águas de chuva, ondas do mar, rios, aumento do volume após congelamento), pela temperatura (suas variações ocasionam contrações e dilatações nas rochas, que se fraturam), pela vegetação (crescimento e expansão de raízes de plantas) e pelo vento
(desgaste mecânico). Esses agentes geralmente produzem a gênese de pedregulhos e areia, e em alguns casos especiais, argila.
Do intemperismo químico, destacam-se as transformações causadas pela água, que traz com ela os processos de hidratação, oxidação, lixiviação, carbonatação, troca de cátions e efeitos químicos de vegetações