Resumo Orientações Curriculares para o Ensino Médio
Letras – 4° ano
Orientações Para Estágio em Língua Portuguesa II
Professora: Luana Luterman
Acadêmico: Alessandro Lima
Linguagens, códigos e suas tecnologias / Secretaria de Educação Básica. – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006. 239 p. (Orientações curriculares para o ensino médio; volume 1) (pp. 31-45).
“(...) conviver, de forma não só crítica, mas também lúdica, com situações de produção e leitura de textos (...)”. (p. 32).
“Em termos das ações do ensino médio – e obviamente não restritas ao campo de trabalho da disciplina Língua Portuguesa –, deve incluir diferentes manifestações da linguagem – como a dança, o teatro, a música, a escultura e a pintura –, bem como valorizar a diversidade de idéias, culturas e formas de expressão.” (p. 33).
“(...) as práticas sociais de uso da língua escrita devem receber destaque na orientação do trabalho escolar, em razão do valor social e histórico que têm em nossa sociedade.” (p. 34).
“(...) cabe à escola, junto com os professores, precisar os conteúdos a serem transformados em objetos de ensino e de aprendizagem (...)”. (p. 35).
“(...) o que se propõe é que, na delimitação dos conteúdos, as escolas procurem organizar suas práticas de ensino por meio de agrupamentos de textos, segundo recortes variados, em razão das demandas locais, fundamentando-se no princípio de que o objeto de ensino privilegiado são os processos de produção de sentido para os textos, como materialidade de gêneros discursivos, à luz das diferentes dimensões pelas quais eles se constituem.” (p. 36).
“Na prática em sala de aula, não se espera, obviamente, que o professor se proponha a examinar, de uma só vez, todos os aspectos que recobrem as dimensões focalizadas nas análises, nem mesmo todas elas em um único momento. Essa seleção deve se guiar pelos interesses centrais da proposta de ensino em curso, considerados seus desafios e necessidades.” (p. 43).
“Assim, em um