Resumo Oque é ciência? Carlos Lungarzo

3413 palavras 14 páginas
Oque é Ciência?
Carlos Lungarzo

Conhecimento Científico e Senso Comum

Todas as pessoas conhecem certos fatos, mesmo sem ter estudado ciência. Esses conhecimentos são familiares ao senso comum. Qualquer pessoa ouviu falar neles e tem condições para conferi-los, e ainda, a grande maioria poderá explicar porque eles acontecem. As características que fixam a fronteira ente o conhecimento científico e o senso comum estão relacionados com a maneira de conhecer ou de justificar o conhecimento, oque vai diferenciar é o processo de obtenção, justificação e transmissão de conhecimento O conhecimento científico é:
Crítico - procura bases sólidas, justificações claras e exatas, enquanto o senso comum é habitualmente imediato e as explicações nem sempre profundas.
É organizado - Visa organizar seu conhecimento num conjunto onde os elementos estejam relacionados de maneira ordenada, enquanto o senso comum é composto por um conjunto de conhecimentos “avulsos”.
É prognosticador - Baseado em certos “princípios” ou “leis” a ciência pode predizer de que maneira acontecerão certos fatos futuros. Enquanto o senso comum também faz predições, mas, são justificadas apenas por analogias do próprio senso comum.
É geral – É conhecimento de conjunto ou classes de fatos e situações, e não apenas fatos isolados; como ocorre no senso comum. Os filósofos mais tradicionais consideravam que uma característica essencial da ciência é o método. Antigamente pensava-se que a ciência contava de um conjunto fixo de regras opu “receitas” para obter conhecimento. Hoje aceitamos que o método depende de muitas condições, inclusive psicológicas, sociais e históricas, entre outras. Freqüentemente entende-se por ciência a atividade científica em geral (sociedade científica, homem da ciência, visão científica da vida). Outras vezes tem o significado mais específico de conhecimento científico. É ainda identificada como conjunto ou sistema organizado de conhecimento científico.

Relacionados