Resumo OMBUDSMAN Folha de S. Paulo
Administrativamente falando, ombudsman é um ouvidor de uma empresa, filtra as críticas, elogios e sugestões do cliente e tenta fazer uma ponte entre a organização e o consumidor. Na imprensa, o ombusdsman é o representante dos leitores dentro de um veículo jornalístico.
O jornal Folha de S. Paulo atribui o mandato de um ano para cada ombudsman, em 2014 foi atribuído o cargo para a jornalista Vera Guimarães Martins. Em sua coluna de 03 de agosto, "A soberania do direito de opinião", aborda as críticas que foram feitas ao colunista Ricardo Melo, com o texto "Israel é uma aberração, os judeus, não".
Os leitores julgaram como inadequada a interpretação do autor, dizendo que deveria existir um fim para Israel e ainda propõe a criação de um estado único, o texto não parece tão desapropriado, afinal, ele coloca um embasamento histórico para provar sua teoria. Os comentários foram baseados em uma interpretação própria de cada leitor, até mesmos os leitores judeus criticaram pejorativamente o artigo.
Um ponto interessante é a citação da pluralidade da Folha ao escolher seus colunistas, que não possuem sempre um senso “politicamente correto” para escrever, um leitor até cita “Até quando um jornal, em nome de uma suposta pluralidade, patrocinará extremismos e bobagens?”. De certa forma a pluralidade que o jornal apoia é louvável, contudo, é necessário observar-se o que dá-se ou não audiência e se abre-se à discussões futuras. Neste caso abriu-se uma grande polêmica por parte dos leitores perante as “acusações” do autor. Ponto para ele.