Resumo oit
É uma comissão da OIT, criada em 1951, encarregada de elaborar relatórios e decisões seja eles provisórios ou definitivos, ao Conselho de Administração, sobre as queixas de violação aos direitos sindicais. É composto por 10 membros designados pelo Conselho de Administração, para que possa exercer suas funções com completa independência.
A Regulamentação Internacional do Trabalho
O trabalho da OIT, realizado em sessões da conferência, pode ser classificado em 3 ordens de instrumento internacionais: convenções, recomendações e resoluções. O código Internacional do Trabalho, é constituído pelo conjunto de normas consubstanciadas nas convenções e recomendações. Essas ordens depende de 2/3 dos votos dos delegado presentes e são condicionados à dupla discussão em duas sessões da Conferência. A distinção entre convenções e recomendações diz respeito apenas aos efeitos jurídicos.
Convenções Internacionais
As convenções da OIT, podem se classificar em: de uniformização, de princípios, de igualdade de direitos e de procedimentos. Elas se Incluem na categoria de tratados leis ou normativos, por formularem regras ou princípios de ordem geral, e se destinam a reger certas relações internacionais, que compreendem dois atos distintos:
* ato-regra: pelo qual os delegados da Conferência Internacional do Trabalho criam a norma jurídica;
* ato-condição: pelo qual os Estados Soberanos, mesmo que não participem da Conferência, ratificam o tratado em conformidade com o respectivo direito constitucional.
Quando um Estado-membro não ratifica uma convenção, a Organização pode solicitar que justifique tal ato. Uma vez em vigor no campo internacional, as convenções tem prazo de validade indeterminado, embora possam ser denunciadas a cada dez