Resumo oficina de formacao unopar
PLANOS, PROGRAMAS E PROJETOS
Definições:
Planos: quando o documento se refere ao sistemaenfocado por inteiro. Contorna as linhas gerais dosistema, corresponde as grandes linha políticas,suas estratégias, suas diretrizes e direciona asresponsabilidades. No plano são tomadas asreferências para a formulação de programas eprojetos para estudos setoriaise/ou regionais. Tem maiorâmbito de abrangência e menornível de detalhamento.
Programas: é o documento que detalha o plano,por setor, a política, diretrizes e medidasinstrumentais. Se configura num desdobramentodo plano, no qual os seus objetivos setoriaisserão os objetivos gerais do programa. Destina-se a um setor ou a uma área do sistema.
Projetos: é a unidade elementar do processo detomada de decisões. Detêm‐se no detalhamentodas alternativas de intervenção escolhidas. Noprojeto é menor o âmbito de abrangência emaior o nível de detalhamento.
INTERVENÇÃO
Conjunto de procedimentos, atos, atividadespertinentes a uma determinada profissão e realizadaspor sujeitos/profissionais de forma responsável,consciente. Portanto, contém tanto uma dimensãooperativa quanto uma dimensão ética, e expressa nomomento em que se realiza o processo de apropriaçãoque os profissionais fazem dos fundamentos teórico-metodológicoe ético‐políticos daprofissão em determinado momentohistórico.
CICLO DE VIDA DE UM PROJETO
1. Elaboração: é o momento da identificação doproblema, definição dos objetivos,programação das atividades e confecção daproposta técnica do projeto.
2. Estruturação: uma vez decidido que o projeto vai serrealizado, é hora de organizar a equipe executora emobilizar os meios necessários para executá‐lo. Omomento de cuidar da desmobilização do projeto,caso não haja prosseguimento.
3. Realização: é o período quando as atividadesprevistas são realizadas e acompanhadas, de acordo com o planejado. Por vezes énecessário alterar a programação,em razão de