Resumo ocomon
Ocomon
O Ocomon surgiu em Março de 2002 como projeto pessoal do programador Franque Custódio, tendo como características iniciais o cadastro, acompanhamento, controle e consulta de ocorrências de suporte e tendo como primeiro usuário o Centro Universitário La Salle (UNILASALLE) que adotou a ferramenta e desde então tem realizado sua manutenção interna pelo seu próprio setor de Helpdesk buscando atender a questões de ordem prática e operacional da área de suporte.
Baseado no código do Ocomon, em Maio de 2003 surgiu a primeira versão do Invmon, sistema de inventário para equipamentos de informática e a partir daí e todas as informações de atendimentos começaram as estar vinculadas ao respectivo equipamento, acrescentando grande praticidade e valor ao sistema de atendimento.
Com a percepção da necessidade crescente de informações mais relacionadas com à questão de qualidade no suporte, no início de 2004 foram adicionadas características de gerenciamento de SLAs no sistema Ocomon, mudando de forma sensível a maneira como o gerenciamento de chamados vinha acontecendo e obtendo crescente melhoria da qualidade final de acordo com os indicadores fixados para os serviços realizados.
No início de 2005, os dois sistemas: Ocomon e Invmon foram finalmente 100% integrados ganhando um novo layout e permancendo com o nome único de OCOMON. O Ocomon foi concebido sob a visão de software opensource sob o modelo GPL de licenciamento, utilizando tecnologias e ferramentas livres para o seu desenvolvimento e manutenção. Com o ocomon é possível responder as questões:
- volume de chamados por período;
- tempo médio de resposta e solução para os chamados;
- percentual de chamados atendidos e resolvidos dentro do SLA;
- tempo dos chamados decomposto em cada status de atendimento;
- usuários mais ativos;
- principais problemas;
- reincidência de chamados por equipamento;
- estado real do parque de equipamentos;
- como e onde estão distribuídos os