Resumo Oceano Azul
Ceciesa- Gestão
Curso: Administração
Disciplina: Estratégias Organizacionais
Professor: Luiz Carlos da Silva Flores
Acadêmica: Monique Becker Sampaio
Resumo Texto Oceano Azul
No período de três anos, a Apple Computer se revelou uma das empresas mais poderosas no campo da música digital, isso está relacionado ao crescente sucesso do player de música digital iPod e da jukebox digital iTunes. Desde o lançamento do primeiro, em outubro de 2001, a Apple vendeu mais de 6 milhões de unidades, abrangendo mais de 60% do mercado de players de música digital.
O sucesso da Apple não se baseou no mero “roubo” dos usuários dos players já existentes. A empresa ampliou a demanda de modo significativo, transformando em clientes uma massa de pessoas não tão ligadas em tecnologia. Ao mesmo tempo, criou uma poderosa propaganda boca a boca para divulgar o recente produto.
Os dois oceanos afim de compreender melhor a façanha da Apple, usou como exemplo um mercado formado por dois tipos de oceano: um azul e outro vermelho. Os oceanos vermelhos reúnem as empresas que já existem, onde todas tentam superar os concorrentes. Com uma competição acirrada, onde as águas se tornam sangrentas e reduzem-se as expectativas de lucros e crescimento. A principal estratégica consiste em fazer um benchmark da concorrência e tentar superá-la. Logo, a estratégica é estabelecida pelos concorrentes.
Já os oceanos azuis são constituídos pelos mercados intocados e por oportunidades de um crescimento altamente rentável. Suas águas são amplas, profundas e inexploradas. Onde é preciso criar demanda. As empresas que criam oceanos azuis, como a Apple, podem deixar os concorrentes para trás ao proporcionar um salto de valor para o cliente e para si mesmo.
Os oceanos azuis derivam da inovação de valor, ou seja, da associação da inovação a fatores valorizados pela maioria dos consumidores.
Somente quando uma tecnologia se torna algo intuitivo, acessível e de fácil aplicação pelos